Manifesto

Chegou a hora de uma reviravolta na OAB-RJ

Toda reviravolta começa com um movimento, um movimento repentino e inesperado. E é isso que a nossa chapa propõe. Mais que uma campanha para a eleição da OAB-RJ, estamos promovendo um movimento de defesa de dezenas de milhares de advogados e advogadas do Rio de Janeiro que vivem à margem da Ordem, numa completa invisibilidade.

A OAB-RJ está nas mãos de uma elite insensível às dores e angústias da nossa profissão. Uma pequena realeza que vira as costas para o mundo real da advocacia. Na OAB-RJ, falta representatividade e sobra exclusão. Falta empatia e sobra indiferença. Falta cobrança do Tribunal de Justiça e sobram tapinha nas costas e bracinhos dados com magistrados.

Para mudar essa situação, a gente precisa do seu voto. Juntos, vamos fazer uma reviravolta. Aliás, várias.

● Reviravolta no tratamento desrespeitoso à categoria e nos baixos honorários.

● Reviravolta nas custas e taxas judiciais absurdas, que transformaram a justiça numa exclusividade dos ricos.

● Reviravolta no número insuficiente de funcionários no judiciário que comprometem a celeridade dos processos e prejudicam, sobretudo, os pequenos.

● Reviravolta na diferença brutal de tratamento entre os escritórios da capital e do interior, entre os grandes e pequenos.

● Reviravolta no preconceito contra a mulher advogada que trabalha mais, ganha menos e ainda sofre com diversos tipos de assédio no ambiente de trabalho.

● Reviravolta na formação dos jovens, que estão abandonados pela entidade.

● Reviravolta nos serviços, que podem ser mais eficientes, mais digitais e menos burocráticos.

● Reviravolta no custo da anuidade da Ordem, que pode ser reduzida com muito mais eficiência na prestação de serviços.

● Reviravolta na eleição do Quinto Constitucional, que tem que passar a ser por voto direto da categoria e não como acontece hoje, com pouca transparência e muitos interesses.

Faça parte desse movimento. Divulgue nossas propostas, compartilhe nossa campanha nas redes.

Estamos lutando contra a força da máquina, a força do lobby e a força da grana. Mas nenhuma força é maior que a força da nossa união. União por representatividade, por respeito, união por igualdade de tratamento entre grandes e pequenos, por melhoria de renda, união por justiça. Agora é conseguir voto, agora é revirar voto, na capital e no interior. Agora é reviravolta.

Marcello Oliveira

Candidato a presidente da OAB-RJ